O que depende de você para empreender com sucesso

É preciso esforço e determinação para conquistar os resultados desejados.

Nos últimos meses muitas pessoas decidiram empreender, algumas realizando sonhos e outras para poder driblar a crise e os números do desemprego. Para todas fica uma certeza: será preciso se dedicar e se esforçar para que seu negócio evolua e se torne sustentável e rentável.  Poucas empresas nascem grandes, para a maior parte dos empreendedores será necessário um pouco de esforço e investimento para chegar onde realmente deseja. Porque para isso, precisa de um alto investimento financeiro, o que muitos empreendedores não dispõem. Na maioria dos casos, o negócio surge com uma ideia, um investimento financeiro possível, um interesse profissional e de mercado. Com o passar do tempo, cresce e toma a forma desejada.

Para tirar seu negócio do papel e dos sonho será necessário um bom planejamento, um aporte financeiro, desenvolvimento de habilidades de gestão e negócios e uma dose extra de esforço e determinação. Você deve refletir sobre seu real interesse e disponibilidade para cada fase.

Do pontapé inicial:

Criar algo do zero pode trazer insegurança e ao mesmo tempo motivação, vontade de realizar aquilo que pode ser uma mudança decisiva na sua vida profissional. Um planejamento que considere riscos e possibilidades vai te ajudar a direcionar e trabalhar as expectativas. Se você tem uma ideia do que quer, prepare um bom Plano de Negócios (você consegue encontrar alguns modelos e sugestões na internet). Ao detalhar seu plano de negócio você fará reflexões importantes sobre o que precisa e como vai fazer para viabilizar o negócio. Invista tempo e estudo nesta fase. Isso vai trazer a segurança e a percepção real que precisa antes de colocar o negócio em prática, diminuindo a chance de fazer algo por impulso ou se aventurar em algo que não te trará retorno.

O lançamento aconteceu, mas as coisas ainda não estão como você esperava. E agora?

Calma, leva um tempo para o plano começar a movimentar da forma como você imagina. Seus clientes precisam saber do seu empreendimento e da qualidade dos seus produtos, só depois disso passam a confiar e consumir seus produtos com frequência. Considere no seu planejamento um tempo de movimentação baixa e faça uma reserva financeira para isso – com toda certeza você vai precisar. O interesse surge aos poucos e, com a percepção de qualidade dos produtos e do atendimento, o cliente vai se fidelizar, considerando que ele precisa antes ter certeza de que seu produto terá sempre a mesma qualidade.

No que investir para movimentar o negócio?

Em credibilidade! Fazer isso exigirá trabalho e esforço. Não é algo que se compra pronto e depende pouco do marketing e investimento financeiro, é construído dia a dia com determinação e competências comportamentais e técnicas. O número de produtos e serviços oferecidos, a qualidade do serviço e atendimento, a manutenção e o pós-venda, tudo isso vai fazer ele definir pela primeira compra e retornar quando estiver à vontade ou sentir a necessidade. Prepare-se para crescer e manter o mesmo nível de serviço à medida que o número de clientes e vendas aumentar.

A concorrência já chegou onde você gostaria:

Olhar para o outro não deve ser mais importante e frequente do que olhar para aquilo que é seu. Cada um sabe dizer de si e do caminho que percorreu para chegar onde está. O que você pode fazer é buscar dicas e conselhos com outras pessoas que já passaram por esta fase para ver como elas conseguiram lidar com isso. Manter uma dedicação e um esforço vão valer em todas as fases.

É imprescindível trilhar o caminho que leva até lá, para conseguir chegar onde deseja. Encarar as dificuldades e desafios que encontrar, com empenho e consciência do que quer. Busque a motivação dentro de você para conseguir manter um nível de esforço que seja viável pelo tempo que precisar. Tenha perseverança e paciência para que a coisa possa tomar forma no tempo de mercado e nas possibilidades, e não somente na sua vontade de que tudo aconteça rápido. Com esforço e determinação você chegará lá. Só não vale desistir, ok?

Simone Steilein Nosima

Psicóloga e Coach

CRP: 08/09475