Disciplina Positiva: o equilíbrio entre ser firme e amável.

A educação dos filhos traz inseguranças e desafios. Cada família tem sua forma de direcionar a educação e o ideal é que seja assim. Afinal, cada família vive à sua maneira com base em suas crenças, valores e características.

O que fica evidente é que todos os pais buscam o melhor para seus filhos, e sempre com base no amor imensurável e imbatível que sentem por eles. Portando o ideal é tornar este amor a base para a educação e construção de valores.

A proposta deste texto é trazer algumas reflexões de como isso é possível:

Para educar é importante que você seja o exemplo para seu filho. Ele não precisa aceitar suas orientações como únicas e incontestáveis, mas precisa perceber o direcionamento correto na forma de ser e agir e fará isso tendo os familiares como exemplo. Seja coerente em suas ações, tenha linearidade no falar e fazer. Dedique seu tempo a ele, esteja presente nos momentos importantes e simples, transmitindo para ele os valores e princípios da família.

Dar limites é fundamental para formar uma pessoa de bem e feliz. É assim que a criança consegue conhecer e internalizar as normas e valores da família e da sociedade. Quanto mais cedo ele aprender melhor. O limite dá para a criança a segurança de saber como agir e a possibilidade de ter mais autonomia dentro das orientações passadas pelos pais.

Esteja sempre disposto a ouvir e entender seu filho. Compreender os sentimentos dele e a forma como ele lida com cada um. Algumas vezes temos a expectativa de que a criança se comporte “bem”, sem choros ou birras. Lembre-se que ele está em formação e aprendendo a se colocar e se apresentar ao mundo e a lidar com os sentimentos. Que tal dar tempo para ela aprender a lição? Esteja próximo e disponível ajudar ele a entender e encontrar formas de lidar com as dores e frustrações.

Não existe uma receita que funcione para todas as famílias. Mas existem coisas que certamente ajudam e uma delas é dar muito amor e carinho. Escute, passe tempo junto com ele, aceite suas dificuldades, coloque-se no lugar dele, seja positivo. Um ambiente leve ajuda a trazer mais tranquilidade para o desenvolvimento das crianças.

Ame acima de tudo e mesmo com todos os erros e defeitos. Não há nada melhor para a criança do que sentir-se amada e querida pelos pais. Ao orientar mantenha o equilíbrio entre a firmeza e o amor, uma educação solidificada nestas bases tende a formar indivíduos éticos e com bons valores, que irão perdurar por toda a vida.

Simone Steilein Nosima – Psicóloga e Coach – CRP: 08/09475