Dicas práticas para controlar a ansiedade na prova do Detran

Quem consegue controlar a ansiedade tem mais chances de conseguir conquistar a carteira de motorista

Logo depois de comemorar 18 anos você inicia as aulas na autoescola. Dirige bem, e está tecnicamente preparado para o exame de direção do Detran. Aí vem a ansiedade e te faz errar tudo e reprovar no teste.

A ansiedade afeta milhares de pessoas nas mais variadas situações e fases da vida. Para as que estão em processo de tirar a carteira de motorista ela pode ser a grande vilã, que faz com que precisem repetir o teste inúmeras vezes. Os sintomas podem incluir taquicardia, tremor nas mãos e pernas, o que dificulta o controle da direção e dos pedais. Além de um “branco” nos procedimentos a serem seguidos.

A preparação para controlar a ansiedade começa nas aulas de direção. Tenha consciência da sua desenvoltura em dirigir. Perceba suas dificuldades e encontre uma forma de amenizá-las, isso te deixará mais tranquilo. Feche os olhos e respire fundo antes de ligar o carro, deixe o ar entrar e sair lentamente dos pulmões, aproveite para sentir os batimentos cardíacos e perceber o seu controle sobre seu corpo.

Prepare-se para o momento do exame

Informe-se sobre como é o teste, as ruas em que acontecem, as técnicas cobradas e as maiores dificuldades que poderá encontrar. Tente dirigir nas ruas onde será avaliado, reconheça seus maiores obstáculos e treine até que eles não ofereçam mais risco para você.

Vá com antecedência ao Detran, veja como funciona o processo de chegada, movimento de pessoas, local para retirada de senha, quanto tempo leva para cadastro de documentação e para ser chamado. Preste atenção nas suas reações físicas, se começa a ficar ansioso e quais sintomas apresenta, relacione cada um deles para mais tarde encontrar formas de controlá-los.

Durante as aulas de baliza, faça uma experiência: sente-se no banco do motorista, feche os olhos e se imagine no momento do exame. Siga o passo a passo de ajuste de bancos, espelhos e o que mais for necessário. Respire fundo e sinta seu corpo acalmando e entrando num ritmo controlado. Execute a baliza como se estivesse no exame do Detran. Enquanto isso, perceba sua ansiedade e como consegue controlá-la.

Mantenha a calma para ter bons resultados

Fique atento aos pensamentos negativos que podem contribuir com o aumento da ansiedade, troque estes pensamentos por frases que te ajudem a manter o equilíbrio e a determinação. Por exemplo: “É muito difícil passar no exame, acho que não vou conseguir” troque essa frase por “Eu me dediquei durante as aulas, vou dar o meu melhor na avaliação”. Perceba que mesmo que seu pensamento não tenha o poder de transformar o resultado ele tem a chance de te ajudar a se manter tranquilo durante a prova.

Controlar a ansiedade depende de você. Dedique-se às aulas, dê o seu melhor todos os dias, isso vai ajudar a ter confiança no que sabe e a ter a capacidade de demonstrar no exame. Por fim, respire fundo e perceba como consegue controlar seu corpo, diminuindo os efeitos da ansiedade e do nervosismo.