Porque olhar as coisas de outros ângulos é bom para você

Treine seu olhar para que ele busque novos ângulos e perspectivas

Novos olhares, novas formas de perceber as situações

Quando você se permite ter novos olhares sobre a mesma situação, você amplia seus recursos e suas percepções, cria possibilidades de mudar, fazer diferente e evoluir.

Certa vez fiz um curso de fotografia para amadores. Com câmera simples, sem os recursos que um fotógrafo profissional tem. Uma das atividades consistia em saídas para fotografar, para treinar novos olhares. Uma experiência muito interessante que me ajudou a amar ainda mais a fotografia e ter alguns insights importantes, daqueles que vale carregar para toda a vida.

Lembro bem do dia que fomos fotografar num parque. A proposta era encontrar bons ângulos, iluminação e perspectivas diferenciadas. Passei algum tempo entretida com um banco vazio, a cada ângulo que eu registrava percebia uma imagem totalmente diferente da anterior. Assim é na vida, as coisas podem ser vistas de alguns ângulos diferentes na maioria das vezes. E isso pode mudar o significado, a avaliação e a forma de interagir com as questões.

Você pode trabalhar para ampliar seu olhar. Mesmo quando as coisas parecem ser ruins, elas podem ter uma solução ou uma lição diferente. Quando uma situação te pega de surpresa, é possível que leve um tempo para conseguir organizar os pensamentos e encontrar uma forma de resolver a questão. Mais do que olhar as coisas pelo lado positivo, você pode olhar as coisas com a proposta de solução. Uma maneira prática e consciente de diminuir os impactos do que aconteceu, ou melhor ainda, aumentar o impacto positivo.

Quando as coisas parecerem sem saída, coloque as alternativas em um papel. Considere todas as possibilidades que consegue imaginar, mesmo aquelas que pareçam absurdas. Relacione o impacto de cada uma delas na sua vida, nos seus projetos e sua felicidade.  Comece a mudança da forma que conseguir, não espere estar com tudo pronto para mudar. Quanto antes refletir e começar a mudança, mais cedo terá resultados e mais motivação terá para continuar o caminho.

Siga em frente. Por mais tortuoso que pareça o novo caminho, quando você reflete sobre as possibilidades encontra novos lugares, novas saídas. Apesar de a tendência de retornar para a zona de conforto, evite fazer sempre do mesmo jeito, reflita melhor e faça o que considera correto para o momento. O que precisa ou gostaria de fazer diferente?

Ampliar a mente e buscar outras perspectivas é um exercício e tanto para conseguir ter mais qualidade no que faz e, principalmente, mais qualidade de vida. À medida que você se permite mudar seus conceitos e a percepção das coisas, é possível ampliar seu repertório, sua consciência e sua capacidade de resolver problemas.

Simone Steilein Nosima – Psicóloga e Coach – CRP: 08/09475